A população de Salvador tem até o dia 8 de setembro para votar, através do aplicativo Ouvindo Nosso Bairro, em cinco obras prioritárias do local onde mora para que a prefeitura possa realiza-las. A ferramenta eletrônica, desenvolvida pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), foi aberta à votação pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta terça-feira (8), no Palácio Thomé de Souza.

“Meu compromisso é garantir o respeito à ordem de escolha popular. E o meu desejo é que, a partir da conclusão dessa consulta, nós possamos já autorizar o início de todas as primeiras colocadas em cada um dos bairros”, disse o gestor do município, ao salientar que “todas as intervenções são focadas no dia a dia do bairro e voltadas para questões de infraestrutura e não para área de serviços”.

De acordo com o diretor-presidente da Cogel, vereador licenciado Alberto Braga (PSC), a empresa procurou desenvolver um aplicativo seguro, de fácil manuseio, para que todas as pessoas tenham acesso à votação sem nenhuma dificuldade, “seja de um computador, tablete ou celular”. Ainda segundo Alberto Braga, o aplicativo Ouvindo nosso Bairro permite uma aproximação, ainda maior, entre os moradores de Salvador e a administração municipal.

Pioneiro no país, o Ouvindo Nosso Bairro é um o projeto de participação popular digital que dispõe de mais de 1.200 intervenções para que a população possa votar em até cinco por bairro. As obras inseridas no aplicativo para votação foram escolhidas durante reuniões nas prefeituras-bairro, com a participação de cerca de duas mil pessoas que elegeram essas intervenções.