Em fase de estudos para implantação do projeto de computação em nuvem, a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (COGEL) promoveu a visita técnica do colaborador Teófilo Júnior nos principais centros de tecnologia do país, como a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp)

De acordo com Teófilo Júnior, o objetivo da visita técnica foi “compreender como essas organizações implementaram a computação em nuvem no seu ambiente organizacional, bem como conhecer as oportunidades e os desafios para implementação dessa solução tecnológica”.

Ainda segundo Teófilo, o grupo técnico da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (ASTIC) vem desenvolvendo estudos para uma proposta de solução de nuvem para a Prefeitura de Salvador. “Vale salientar que esse projeto está inserido no contexto de Cidade Inteligente, que utiliza a tecnologia na modernização de processos, solução de problemas e no desenvolvimento econômico, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, explica Teófilo.

A computação em nuvem é uma tecnologia que atenderá as novas demandas tecnológicas da Cidade Inteligente, com elevado poder de processamento, de armazenamento e de otimização de custos, visando a modernização da gestão e a inclusão do cidadão como coparticipe nos processos do governo municipal “. A nuvem permite realizar o armazenamento remoto com segurança e com mais racionalidade, ampliando assim a capacidade operacional”, explica Teófilo, ao destacar que a implantação da nuvem terá início ainda no 2º semestre de 2018, com finalização prevista em até dois anos.

“Essa é uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Salvador, realizada através da COGEL e prevista, no seu Planejamento Estratégico 2017-2020. Juntamente com a Infovia, responsável pela conectividade pervasiva, a nuvem computacional comporá um ambiente operacional moderno e necessário para Salvador Inteligente”, finaliza Teófilo Júnior.

Teófilo Júnior com a equipe da Unicamp

Teófilo Júnior com a equipe da UFSC